Samu 192

Programa SAMU para todos.

SAMU para Todos

A Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência — componente do Serviço Móvel de Urgência, denominado Samu para Todos, foi instituída por meio do Decreto nº 4.548-R, de 16 de dezembro de 2019. A iniciativa do programa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Governo do Estado, por meio da SESA, co-financiará a implantação do serviço em 60%, depois de deduzir o custo com o repasse federal, para os municípios que aderirem à proposta, utilizando a base de cálculo tripartite sobre o teto do valor de referência, per capita mês.

A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região. O repasse estadual será concedido em caráter regular e automático, fundo a fundo, desde que seja mantido o serviço nas condições exigidas pelo Ministério da Saúde.

"Da região norte de saúde, 11 municípios  estão sendo contemplados com a expansão do Samu para Todos. Podendo, assim, garantir a ampliação ao acesso da população ao Samu 192”, informou o Superintendente de Saúde da Região Norte, Edilson Monteiro.

Estão sendo contemplados os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Fonte: SESA/ES

Ambulâncias do SAMU - Foto: SESA/ES
Ambulâncias do SAMU - Foto: SESA/ES

Saiba mais sobre o SAMU

Fonte: Ministério da Saúde e SESA/ES.

SAMU nos municípios