Rede Cuidar

Atendimento mais próximo e humanizado

Rede Cuidar, a nova saúde pública CAPIXABA

É um novo modo de cuidado à saúde, que vai oferecer para você um atendimento mais próximo e humanizado.

Este modelo de atendimento só é possível com um trabalho coletivo, organizado junto com as prefeituras da região.

Profissionais e agentes comunitários de saúde estão sendo qualificados para atuar na Rede Cuidar, num processo que é chamado de Planificação da atenção à saúde.

Hoje 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica, 15% na atenção ambulatorial e 5% nos hospitais. Para que isso ocorra, estamos reorganizando a rede de atendimento.

Na Rede Cuidar, as equipes são formadas por profissionais de saúde de diversas áreas (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, biólogos, fisioterapeutas, dentistas, etc) e outros trabalhadores da saúde (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, recepcionistas, auxiliares de serviços, técnicos de enfermagem, motoristas, auxiliares de consultório dentário, etc).

Este novo modelo está baseado na classificação de risco das famílias e da estratificação de risco dos pacientes em alto e muito alto risco, ou seja, depende qual o estado de saúde da pessoa.

Uma vez feita a correta avaliação na Unidade Básica, se necessário, o paciente será encaminhado para a consulta especializada e exames. Mas não é só isso. A Unidade Básica e a Unidade de Consultas vão trabalhar juntas para acompanhar todos os passos do paciente . A comunicação entre esses dois níveis de atendimento é fundamental para que Rede Cuidar funcione e as pessoas tenham um atendimento de qualidade.

Uma vez atendido na Rede Cuidar, o paciente volta para casa com um plano de cuidado elaborado para ele e por ele, com dicas e orientações sobre alimentação, exercícios e como tomar corretamente os remédios que precisa.

Fonte: https://redecuidar.es.gov.br

Rede Cuidar em Nova Venécia/ES - Foto: SESA/ES
Rede Cuidar em Nova Venécia/ES - Foto: SESA/ES

Como funciona?

Play Video

Nossas instalações