Sobre o Consórcio

Nossa história

Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo, associação pública de direito público, sem fins lucrativos, com registro de seu Estatuto sob o nº 051, protocolo nº 508 de 26/06/1998 no cartório de registro civil das pessoas jurídicas, 1º ofício da Comarca de Boa Esperança, e com Inscrição no CNPJ sob n.º 03.008.926/0001-11.

Criado para promover o planejamento, a coordenação dos esforços e a execução de serviços e ações de saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

O CIM NORTE/ES é constituído, pelos municípios:

  1. Água Doce do Norte
  2. Barra de São Francisco
  3. Boa Esperança
  4. Conceição da Barra
  5. Ecoporanga
  6. Jaguaré
  7. Montanha
  8. Mucurici
  9. Nova Venécia
  10. Pedro Canário
  11. Pinheiros
  12. Ponto Belo
  13. São Mateus
  14. Vila Pavão

Com aprovação de suas entradas no Consórcio nos termos das respectivas leis municipais.

O CIM NORTE/ES através dos municípios consorciados abrange uma população total estimada em 305.956 (trezentos e cinco mil, novecentos e cinquenta e seis) habitantes distribuídos em uma área geográfica de 9.930 KM², conforme fonte IBGE.

Atualmente os municípios consorciados não dispõem isoladamente de recursos financeiros suficientes para cobrir os investimentos necessários para oferecer serviços especializados de saúde à população.
Através do CIM NORTE/ES, desde 1999 os serviços especializados de saúde são terceirizados e contratados de forma conjunta, permitindo a redução nos preços praticados para o serviço público em cerca de 40%, e em alguns casos em até 60% dos valores anteriormente pagos pelos municípios.

Desta forma, faz-se necessário à ampliação do número de consultas, exames e serviços de saúde especializados atualmente contratados permitindo o atendimento a uma parcela maior da população dos municípios consorciados.
Reduzindo assim, o número ainda elevado de pacientes encaminhados à rede pública de saúde dos grandes municípios.

O Cim norte/ES em virtude da promulgação da Lei nº 11.107/2005 e do decreto nº 6.017/2007, foi transformado em consórcio público e está funcionando de acordo com a legislação acima referida.

Organização

Presidente
André Wiler Silva Fagundes
Prefeito de Nova Venécia

Vice-Presidente
Fernanda Milanese
Prefeita de Boa Esperança

Documentos Constitutivos

PROGRAMAS MANTIDOS PELO CIM NORTE/ES

EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO E MUNICÍPIOS