Teste do Pezinho Auxilia No Diagnóstico Precoce de Doenças

Foto de Dominika Roseclay no Pexels

Teste do Pezinho Auxilia No Diagnóstico Precoce de Doenças

Um simples teste realizado nos primeiros dias de vida do bebê permite detectar algumas doenças que não apresentam sintomas inicialmente, mas que, se não tiverem o devido diagnóstico e acompanhamento médico podem causar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento.

Para alcançar seu objetivo, a triagem neonatal, ou teste do pezinho, como é popularmente conhecido, deve ser realizado no momento e forma adequados. Segundo os médicos o teste do pezinho deve ocorrer na primeira semana de vida do recém-nascido, a partir do segundo dia de nascimento.

A coleta de sangue no pezinho do bebê é feita nas unidades de saúde dos municípios e a amostra é enviada para exame laboratorial. Após a coleta do sangue, o resultado do teste fica pronto em aproximadamente 15 dias.

Se houver alteração no exame, os responsáveis pela criança deverão ser contatados pela unidade de saúde o mais a rápido possível e a criança deverá ser encaminhada para realizar novos exames para confirmação do diagnóstico. ”Depois desta confirmação, o paciente é direcionado à rede complementar de saúde para iniciar o tratamento, pois em algumas doenças, como a fenilcetonúria e o hipotireoidismo, os agravos à saúde podem ocorrer em até 30 dias, podendo levar a sequelas neurológicas irreversíveis”.

Compartilhe!