SAMU 192 na região Norte soma mais de 3 mil atendimentos no 1º Quadrimestre de 2021

4d05f740-5b50-11eb-b839-f3863741965e--minified

O CIM NORTE/ES é o projeto piloto no Estado do Espírito Santo de interiorização do SAMU 192 por meio dos Consórcios Públicos através do Programa do Governo do Estado “SAMU PARA TODOS”, tendo a implementação das atividades assistenciais em 18 de janeiro de 2021 com atendimento à população.

Possui atualmente na Região Norte do Estado 11 bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e um total de 14 ambulâncias, sendo 11 Unidades de Suporte Básico – USB localizadas nos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão e 3 Unidades de Suporte Avançado – USA localizadas nos municípios de Montanha, Nova Venécia e São Mateus.

Os serviços do SAMU 192 é custeado atualmente pelos 11 municípios aderentes aos serviços através do CIM NORTE/ES (40%) e pelo Governo do Estado do Espírito Santo por intermédio da Secretária de Estado da Saúde – SESA/ES (60%), vale ressaltar que o CIM NORTE/ES contratou através de processo licitatório Organização Social (AVANTE SOCIAL) para realizar o gerenciamento, operacionalização e execução das ações do SAMU 192 na Região Norte, exceto Central de Regulação e Transporte Aeromédico que é gerenciado por Organização Social contratada pelo Secretária de Estado da Saúde do ES – SESA/ES.

Na Região Norte do Espírito Santo abrangendo os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão, no primeiro quadrimestre de 2021 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 obteve um quantitativo de 1.821 saída de ambulâncias, sendo 309 atendimentos realizados com a Unidade de Suporte Avançado – USA e 1.512 atendimentos realizados com a Unidade de Suporte Básico – USB.

No mesmo período, obteve também entre orientações médicas e atendimentos pré-hospitalares o quantitativo de atendimentos primários, que são aqueles oriundos do cidadão e atendimentos secundários, que são aqueles também conhecidos como remoção, quando a solicitação parte do serviço de saúde onde o paciente já tenha recebido os primeiros cuidados para estabilização do quadro de urgência ou emergência, mas necessite ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento, o quantitativo de 3.362 atendimentos primários e 321 atendimentos secundários, sendo originados de incidentes em geral, sendo eles: clínico (2.509), causas externas(763), gineco-obstétrico(222) e psiquiátrico (189).

Ainda no mesmo período, o SAMU 192 dos municípios de Nova Venécia e Montanha em conjunto com a Equipe de Transporte Aeromédico do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo realizou os primeiros atendimentos na Região Norte do Estado.

Fonte: Painel de Atendimentos SAMU 192 CIM NORTE/ES – SESA.