Reunião em São Mateus debate melhorias no SAMU para a Região Norte

WhatsApp Image 2022-01-12 at 14.57.28

Reunião em São Mateus debate melhorias no SAMU para a Região Norte

Por avanços e melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), estiveram reunidos nesta segunda-feira (10), no Gabinete do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte) e prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, o superintendente do CIM Norte, Leilson Duarte, e o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Folador.

Arnóbio Pinheiro enfatizou que o serviço foi muito bem recebido pela população regional, “mas tudo que é bom pode melhorar”. Um dos avanços estudados é a disponibilização de mais linhas de acesso ao SAMU.

O SAMU
Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O CIM NORTE
Criado para promover o planejamento, a coordenação dos esforços e a execução de serviços e ações de Saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, através do CIM Norte os serviços especializados de Saúde são terceirizados e contratados de forma conjunta, permitindo a redução nos preços praticados para o serviço público em cerca de 40%, e em alguns casos em até 60% dos valores anteriormente pagos pelos municípios.
É constituído, pelos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.