Rede Cuidar Norte e Prefeitura de Nova Venécia realizam Campanha Dezembro Vermelho

hiv-aids-cimnorte-novavenecia

Rede Cuidar Norte e Prefeitura de Nova Venécia realizam Campanha Dezembro Vermelho

Nesta quarta-feira, 14/12, nas dependências da Unidade Cuidar, a prefeitura de Nova Venécia em parceria com a Rede Cuidar Norte, iniciaram a Campanha Dezembro Vermelho – Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como hepatites B e C e Sífilis.

A equipe da secretaria municipal de saúde de Nova Venécia com a sua equipe de enfermagem realizou testes em 186 pessoas de vários municípios, sendo, quatro testes em cada indivíduo das hepatites B e C, Aids e Sífilis, caso seja testado positivo, o paciente é encaminhado para a sua Unidade de Saúde para o acompanhamento/tratamento.

A ação, objetiva ainda, chamar à atenção para a prevenção, para assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e as demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

O coordenador social da Rede Cuidar Celso Ruela, falou da importância da testagem para que, caso o paciente teste positivo, iniciar precocemente o tratamento, o que garante uma qualidade de vida melhor ao portador do vírus.

A Enfermeira Diana Reis, disse que, com a testagem e o conhecimento do vírus, é possível mais cuidado na relação e possibilita evitar a transmissão e a proliferação das doenças.

O superintendente do Cim Norte Leilson Duarte, aproveitou para agradecer ao secretário de Nova Venécia, Josiel Santana e o subsecretário Juliano Bettim Motta pela parceria, enaltecendo que quando as instituição se unem para estas ações, quem sai ganhando é a população.

 

Imagens da campanha

Compartilhe!