Rede Cuidar promove palestra com tema “Dando voz a Ataxia”

Palestra Dando Voz a Ataxia

Rede Cuidar promove palestra com tema “Dando voz a Ataxia”

A Rede Cuidar Norte, realizou na manhã desta quarta-feira (21), uma palestra com o tema “Dando Voz a Ataxia”, ministrada pela professora e escritora Irene Neta de Oliveira Pianissola, intitulada “Dando Voz a Ataxia”, em referência ao dia nacional do deficiente.

Esteve presente durante o evento o presidente do Consórcio Cim Norte e prefeito do município de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro.

Irene Neta de Oliveira, compartilhou informações sobre a ataxia, uma doença desconhecida por grande parte da população, que causa a falta de coordenação motora. Outro tema abordado durante o evento, foi o Suicídio, “que é algo crescente em nosso país” – relatou Irene.

O presidente Arnóbio Pinheiro, disse estar feliz com a realização o evento e parabenizou Irene Neta pela disponibilidade em compartilhar informações de grande relevância aos usuário da Rede Cuidar Norte.

“É assim, falando diretamente com as pessoas, que conseguimos apresentar esta doença que muitas vezes é desconhecida, e quando surge os sintomas as pessoas não conseguem diagnosticar,” pontuou Arnóbio.

Irene Neta é autora de seis livros e possui um canal de comunicação no YouTube “Muito além da Ataxia”.

Você sabe o que é Ataxia?

Ataxia é, na verdade, um sintoma de alguma doença ou condição médica diferenciada e não uma doença em si.

Ela deve ser interpretada como sendo um sinal de que algo não está funcionando corretamente e que é preciso buscar ajuda médica para entender o que a ataxia pode estar indicando.

A ataxia é definida como sendo uma dificuldade ou mesmo incapacidade de se manter a coordenação motora como normalmente. São, essencialmente, dos movimentos voluntários que se perdem o controle, ou seja, aqueles movimentos que o paciente deseja fazer, como levantar ou mesmo erguer um garfo para se alimentar.

Quais as causas da ataxia?

Inúmeras condições médicas podem fazer com que a ataxia seja desenvolvida pelos pacientes. Essas doenças podem ser, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a esclerose múltipla, o trauma craniano, a deficiência de vitaminas, a sífilis e os tumores cerebrais.

Quais os sinais de ataxia?

A ataxia pode surgir subitamente ou gradativamente, piorando conforme o tempo passa.

Alguns dos sinais de ataxia podem ser bem sutis, como tropeçar muito e andar cambaleando, ter dificuldade com tarefas de coordenação motora avançada, como fechar um botão, escrever e segurar um lápis.

Outros sinais, como movimentos involuntários com os olhos (de um lado para o outro), a dificuldade em engolir e as alterações na fala, podem ser notados com maior facilidade.

Como é o tratamento da ataxia?

O tratamento da ataxia deve ser feito por meio do tratamento da condição que está causando esse sintoma. Em alguns casos, é possível realizar fisioterapia ou mesmo terapia ocupacional para auxiliar na retomada do controle da coordenação motora pelo paciente.

A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.