Em Ponto Belo, Secretaria de Saúde discute com pais os direitos da pessoa com deficiência, acolhe demandas e anuncia novo programa

Registro da Reunião

Pais e mães de crianças e adolescentes com deficiência de Ponto Belo tiveram, na última quarta-feira, 10 de novembro, uma reunião com sopro de esperança. No auditório da Secretaria Municipal de Educação, expuseram aos secretários de Saúde, Marcos Coutinho, e de Educação, Jandira Duarte, as dificuldades vivenciadas e sua pauta de reivindicações.

“Os direitos da pessoa com deficiência estão positivados em lei e nós, o Poder Público, precisamos ter a sensibilidade para garanti-los. Foi um momento ímpar, com um forte componente emocional, talvez a mais forte reunião que já fiz desde o início do mandato”, comentou Marcos Coutinho. “Alguns pais me procuraram e propus esse momento, para ouvi-los e acolher sua pauta de reivindicações. A orientação do prefeito Jaiminho é esta: cuidar das pessoas”, concluiu.

Também participaram da reunião as representantes da Associação Pestalozzi, Ilza Mendes, presidente da entidade, e Mariana Meirelles, assistente social. “Foi um momento muito proveitoso, de troca de experiências e orientação”, celebrou Ilza.

A Associação Pestalozzi e o Município de Ponto Belo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram Termo de Cooperação Técnica e angariaram, através do Ministério da Saúde, recursos financeiros oriundos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, o PRONAS, com os quais a entidade poderá adquirir equipamentos e custear a manutenção de equipe multiprofissional para atendimento a este público: assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psiquiatra, neurologista e terapeuta ocupacional.

Além disso, o secretário Marcos Coutinho despachou positivamente outras demandas dos pais, como o acompanhamento mensal das famílias com o profissional psicólogo, em atividade de grupo, bem como prioridade no agendamento de exames laboratoriais necessários para renovação dos processos das medicações de alto custo da Farmácia Cidadã.

Na educação, os avanços também começaram. A secretária de Educação, Jandira Duarte, ressaltou as conquistas recentes e os desafios. “Temos tido uma forte parceria com a secretaria de saúde. Estamos construindo um ambiente de intersetorialidade com foco nas pessoas. Na Educação, desde o início do mandato, diminuímos o número de estudantes por sala, compramos equipamentos para fortalecer o AEE – Atendimento Educacional Especializado, os alunos com deficiência contam com monitoria e estamos trabalhando a sensibilização dos profissionais da Educação a esta causa”, comentou Jandira Duarte.