Consórcio realiza Assembleia Geral para discutir melhorias no atendimento do SAMU na região norte

Assembleia Geral Cim Norte

Na manhã desta quarta-feira 24/11 – na sede da Rede Cuidar Norte, em Nova Venécia, o consórcio Cim Norte realizou Assembleia Geral coordenada pelo Presidente e Prefeito de Pinheiros Arnóbio e contou ainda com as presenças de prefeitos e secretários dos quatorze municípios consorciados além do Subsecretario Estadual de Saúde,  o veneciano Gleikson Barbosa “Kim” dos Santos.

Na abertura dos trabalhos, o presidente pediu ao amigo e prefeito de Ponto Belo, Atanael Wagmacker, para fazer uma oração e logo na pauta, o alinhamento do novo modelo de Contratação dos Plantões Médicos para os municípios, que na tarde de terça-feira 23, teve a autorização do Tribunal de Contas, e que agora será feita uma licitação direta pelo Consórcio.
Esta iniciativa vai ajudar os secretários de saúde a resolverem um sério problema da região em relação aos médicos para realizarem os plantões em especial, nos fins de semana.

Na pauta principal, o atendimento do Samu na região Norte, os prefeitos e secretários ajustaram um melhor sistema de atendimento, onde o socorrista vai chegar mais rápido a quem precisa e também foi ajustado a forma de participação tripartite onde envolve o Governo Federal, Estadual e Municipal.
Também ficou acordado entre os consorciados que irão ajustar com o Estado por mais seis meses e em 90 dias, fazerem uma reunião de avaliação.

Segundo o presidente do consorcio Arnóbio Pinheiros, o governador Renato Casagrande merece o crédito e a confiança de todos os prefeitos, e é ajustado a cada dia que teremos um Samu mais funcional e assistindo melhor a nossa população.

Em seguida o Subsecretário Estadual de Saúde, Gleikson Barbosa “Kim” dos Santos – fez um relato por parte da SESA/ES de todas as ações que foram desenvolvidas para que se alcançasse o objetivo de interiorização do SAMU, na forma estabelecida na política Estadual SAMU PARA TODOS, e que na data atual todos os municípios capixabas contam com atendimento do SAMU à população.
Que este é um projeto ainda em construção e em fase de melhorias, mas que já obteve grandes avanços mediante a parceria estabelecida entre a SESA/ES e os municípios por meio dos consórcios públicos. E que a SESA/ES está se empenhando no presente momento para a contratação e utilização de sistema informatizado muito mais moderno do que o atualmente utilizado pelo SAMU de forma a reduzir o tempo médio de ligação telefônica com a Central de Regulação Estadual do SAMU e ainda, de forma a integrar o trabalho do SAMU com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar.

O subsecretário cedeu a palavra aos prefeitos e secretários municipais de saúde presentes os quais fizeram vários questionamentos e pedidos de esclarecimentos que foram sendo respondidos e esclarecidos pelo Subsecretário Gleikson à medida em que eram realizados.

O Subsecretário destacou que no dia 01/12/2021 será realizada reunião com a participação de todos os consórcios públicos que realizam a gestão do SAMU, Superintendências Regionais, Organização Social contratada pelos consórcios públicos e Organização Social contratada pela SESA/ES, tendo a referida reunião o objetivo de debater melhorias e fixar parâmetros/protocolos de atendimento que deverão ser cumpridos por todos de forma a promover a melhoria do SAMU no atendimento à população.

Ressaltou ainda que conforme reuniões realizadas as equipes das bases descentralizadas do SAMU, contratadas pelo Organização Social denominada AVANTE SOCIAL, foram autorizadas a atender diretamente a chamados da população em situações de risco a vida tais como: acidentes de trânsito e outros, vítimas de armas de fogo e armas brancas, dentre outras tantas situações.

Devendo a equipe do SAMU acionar no momento da saída a Central de Regulação e comunicar que se destina a atendimento de ocorrência relatando a Central de Regulação a descrição do fato ocorrido em que foi demandado o atendimento do SAMU pela população. Dada a palavra a equipe do consórcio a mesma relatou que conforme consta exigência do contrato de gestão a celebração de termos aditivos para alterações de valores e cronograma de desembolso bem como das metas pactuadas e recursos financeiros carecem de análise prévia da comissão de monitoramento e acompanhamento do SAMU.

PLANTÃO MÉDICO

Segundo o Secretário de Pinheiros, Ivan Silvestre, “está muito difícil contratar médicos diretamente, fizemos vários concursos e nenhum médico se inscreveu para participar, assim a nossa população fica desassistida, agora com este novo formato, com a contratação via Consórcio, teremos médicos para atender em todos os plantões e que me deixa muito feliz”. Afirmou o Secretário.