Alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Cricaré realizam visita à Unidade Cuidar Norte

visita_redecuidarnorte_06_07_2022

Alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Cricaré realizam visita à Unidade Cuidar Norte

Coordenados pela enfermeira Núbia Namir Lara Lopes, Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Cricaré, alunos do 3º e 6º períodos, visitaram a Rede Cuidar Norte, na manhã desta quarta-feira, 06/07.

Na Unidade, os alunos foram recebidos pelo Gerente Leilson Duarte, pelo prefeito da cidade de Nova Venécia, André Fagundes (que também é enfermeiro) e pelo Coordenador Assistencial Celso Albino, o coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Marllus Cavalcante e a enfermeira Diana Reis.

No início dos trabalhos, o prefeito André falou da importância da Enfermagem no sistema de saúde, e que o enfermeiro pode ocupar várias funções dentro do sistema de saúde, indo desde a assistência direta ao paciente bem como a gestão de saúde cada qual com a sua devida responsabilidade e aptidão. “Mas, o que é mais importante é ser apaixonado pela enfermagem”, disse André Fagundes.

O Gerente da Rede Cuidar, Leilson Duarte agradeceu aos alunos e professores pela visita e falou como funciona a gestão tripartite: Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal. E que a Rede Cuidar Norte é Administrada pelo Consórcio Cim Norte que é composto por 14 municípios.

Cerca de 40 alunos ouviram o Coordenador Assistencial Celso falar do modelo de funcionamento da Rede Cuidar, como era lá no início e como funciona hoje, dos serviços oferecidos e do sistema do acolhimento e do quantitativo de pacientes atendidos na Rede diariamente.

O coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Marllus Cavalcante, falou da Regulação e forma direta que os municípios lá na base, lançam os pacientes no sistema e como é regulado para que os mesmo chegam até a unidade Cuidar Norte.

A enfermeira Diana Reis falou sobre a Saúde da Mulher e protocolos utilizados nas realizações das mamografias e ultrassonografia de mama e direcionamento aos especialistas quando necessário mantendo vinculação junto a Atenção Primária à Saúde (APS), é a Rede Cuidar cuidando bem das mulheres da região.

Ato contínuo, os enfermeiros Celso Albino e Diana Reis levaram os alunos para dentro da Unidade Cuidar apresentando todo o sistema funcional desde o acolhimento passando pelas consultas, chegando até as salas de exames.

O gerente da Rede considerou o dia muito produtivo, pois, assim, a Rede Cuidar Norte fica mais conhecida pelas realizações dos serviços prestados às comunidades da região.

 

Compartilhe!