SAMU – Governador Renato Casagrande entrega 11 Unidades de Suporte Básico para municípios da Região Norte
SAMU – Governador Renato Casagrande entrega 11 Unidades de Suporte Básico para municípios da Região Norte
Hoje (18/03), na praça do Colono em São Gabriel da Palha, foram entregues 11 Unidades de Suporte Básico para municípios da Região Norte que fazem parte do Programa “SAMU Para Todos”.
Estiveram presente na solenidade de entrega, o Governador, Renato Casagrande, o Secretário Estadual, Miguel Duarte, o Presidente do Consórcio Cim Norte e Prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da Região Norte e Noroeste e autoridades do Estado.
Os municípios que foram contemplados cada um com 01 (uma) unidade nessa entrega foram: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão;
SAMU 192
O Samu 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Saiba mais sobre o “Programa SAMU Para Todos”
O programa foi instituído pelo Decreto nº 4548-R;
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) cofinanciará a implantação do serviço em 60% (depois de deduzir o custo com o repasse federal) para os municípios que aderirem a proposta, utilizando a base de cálculo tripartite sobre o teto do valor de referência per capita mês.
A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.
A adesão dos municípios poderá ser feita de forma individual, em parceria por meio de articulação consorciada, fundação pública, contratualização com entidades filantrópicas, pactuação de município polo ou outras formas de articulação regional.
A expansão do Samu é um avanço. “É um movimento para qualificar a atenção pré-hospitalar, um grande salto que vai permitir que o município seja o dono do contrato, que tenha governança regional que fará com que o Samu expanda rapidamente com apoio pleno do Governo do Estado”.